terça-feira, 1 de julho de 2008

Vamos fugir do pensamento invertido!


Hoje vamos falar de como fugir do que chamo de pensamento invertido, atitude que atrapalha demais um processo de emagrecimento. O que seria isso? Geralmente acreditamos, erroneamente, que o estado de ânimo deve mudar antes que mudemos nosso comportamento. Pensamos, por exemplo: “quando me sentir melhor em relação a mim mesmo, então começarei a fazer algo por mim.” Não dá pra ser assim! Na verdade, devemos inverter o raciocínio:

QUANDO EU MUDAR MEU COMPORTAMENTO,
ME SENTIREI MELHOR COMIGO MESMO.

OU SEJA:

OS ESTADOS DE ÂNIMO SÃO RESULTADO DAS NOSSAS AÇÕES.

QUANDO AGIMOS POSITIVAMENTE, REAGIMOS POSITIVAMENTE.

Antes de mais nada, isso significa perguntar-se "como", em vez de "por que". Ou seja, em vez ficar tentando encontrar um porquê para estar na situação em que está, olhe para frente e tente enxergar possíveis saídas. De que adianta ficar se questionando por que se é gordo e sei-lá-quem não é?

"Como" nos dirige ao processo de resolução de problemas, à ação, nos faz buscar alternativas e ter uma atitude proativa.

"Por que" nos deixa paralisados, sozinhos e num beco sem saída!

Depois, é fundamental saber que o autocontrole é uma habilidade que pode ser treinada, não é uma entidade com a qual nascemos com ou sem. Por isso é que temos que ter cuidado quando nos taxamos de pessoas sem força de vontade. Isso é dar uma explicação que faz do problema um problema imutável: "nascemos assim, ué...". Porém, o autocontrole (ou seja, a capacidade de atingir as metas que estabelecemos para nós mesmos) é construído, aprendido. Precisamos agir para que isso seja possível! Um primeiro passo para o autocontrole implica empenhar-se no autoconhecimento, no conhecimento do próprio comportamento alimentar. O que o influencia? Quais as dificuldades que temos, quais os recursos positivos em nosso repertório comportamental? Quais os fatores que me fazem comer sem fome? Desenvolverei melhor esta questão em outro post.

Se você se sente muito estressado com o emagrecimento, de mãos atadas, impotente, provavelmente entrou numa espiral negativa em que as questões não solucionadas causam desprazer, e o desprazer leva à desmotivação. Como sair dessa espiral? Devemos colocar mais criatividade em nossas vidas. Pessoas que o fazem encontram mais prazer em suas atividades. O prazer, por sua vez, é altamente motivador. Aí está a espiral positiva: criatividade, prazer e motivação!

Mas como conseguir ser criativo?

Quando estamos tão "mergulhados" numa questão como preocupação com o peso, raiva do próprio corpo, obsessão com dietas, o melhor, por mais contraditório que pareça, é fazer um esforço consciente para desviar a atenção para outras coisas, especificamente coisas que te fazem bem, te relaxam, te deixam feliz. Em vez de ficar concentrado na questão, abra seu foco de visão para tudo que envolve o problema. Procure perceber todas as implicações que ele tem e analisá-lo por vários ângulos. Você sai do caos, vê sua extensão e enxerga possíveis saídas.

De nada vai adiantar, neste momento, fazer dietas restritivas e ficar centrado no peso, por exemplo. Quando estamos muito imersos num problema, deixamos de ter uma visão clara e uma ação construtiva. Quanto mais obcecadas, mais comemos, menos autocontrole. É uma regra! Primeira coisa, portanto, é sair do centro do problema, para ganhar perspectiva!
A idéia, portanto, é pensar: o que posso fazer, mesmo que algo pequeno, que me dê prazer? Um cinema, uma atividade artística, seja o que for. Um compromisso comigo mesmo. Um compromisso positivo. Enfim, colocar em prática a palavra mágica do dia:






3 comentários:

Norah disse...

Interessante esta proposta, Lia! Agir em benefício próprio, ajudar-se a se ajudar...atua sobre a mudança do nosso comportamento...não esperar sentada que algum milagre aconteça. Gostei...me sinto menos vítima da minha gordura...e mais responsável e capaz para inverter o jogo a meu favor..

Unknown disse...

Mto bom este seu texto, Lia! É uma questão mto importante pra eu refletir... vc fez uns comentários bem legais na comunidade (orkut) com esse pto de vista.

Karina disse...

Devemos fugir do pensamento invertido em tudo na vida!