quinta-feira, 17 de julho de 2008

As tais fibras...


Alguns posts atrás, uma frequentadora assídua do blog (a Lola!) fez um comentário a respeito da salada e de sua capacidade de trazer saciedade. Pegarei um gancho na dúvida dela para falar das fibras, bastante presentes nos vegetais.

O que são fibras, afinal? São resíduos de paredes celulares e de estruturas de sustentação dos vegetais. Elas não são absorvidas pelo nosso organismo, passando quase intactas pelo sistema digestivo, sendo eliminadas com as fezes. São importantíssimas para a saúde, pois ajudam a comida a cumprir o trajeto da digestão de maneira adequada. A falta de fibras leva à prisão de ventre e a outros distúrbios intestinais, como diverticulite e hemorróida.

Os alimentos de origem animal (carne, ovos, leite e derivados) não possuem fibras.

Há dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis em água. Elas cumprem diferentes funções no nosso organismo e saúde.

As fibras solúveis em água estão presentes:
  • nas leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha)
  • na aveia
  • nos vegetais folhosos
  • frutas, como a banana e a laranja

Juntamente com uma dieta sem exageros em gorduras, o consumo desse tipo de fibra pode diminuir o colesterol, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. Age levando o organismo a eliminar parte da gordura ingerida.

Além disso, as fibras solúveis ajudam a regular as taxas de glicemia. Alimentos ricos em fibras solúveis fazem com que o açúcar não seja absorvido depressa, durante a digestão, e caia vagarosamente na corrente sanguínea. Isso é muito bom!

Esse tipo de fibra forma um gel e fica mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade - e isso é importante para quem está controlando o peso.

As fibras insolúveis em água estão presentes:

  • no farelo de cereais (como o de trigo e o de milho)
  • nos grãos integrais
  • nas nozes
  • nas amêndoas
  • no amendoim
  • nas hortaliças
  • em frutas como a pêra e o mamão

Esse tipo de fibra tem papel fundamental na eliminação das fezes, porque aumenta o volume do bolo fecal. Elas alimentam bactérias benéficas que habitam o intestino e seguram água feito uma esponja. Isso aumenta a velocidade com que o conteúdo intestinal passa.

Mas não adianta comer fibras sem tomar líquidos. Os dois precisam estar presentes para fazer o intestino funcionar corretamente.

Outro fator que colabora com o trabalho intestinal é a atividade física, que pode tornar as contrações desse órgão mais vigorosas.

Um adulto precisa consumir, todo dia, de 25 a 35 gramas de fibras - as fibras solúveis devem representar entre 25% e 35% dese valor; o restante deve ser de fibra insolúvel.

A grande questão é que ESTAMOS INGERINDO POUCAS FIBRAS! Nos grandes centros urbanos cresceu o consumo de produtos refinados, diminuiu a freqüência de alimentos naturais na dieta e dá-se, cada vez mais, a substituição de refeições caseiras por lanches rápidos, na maioria das vezes gordurosos e desbalanceados.

Como aumentar o consumo diário de fibras?

  • dar preferência a alimentos integrais, como aveia, linhaça, pães integrais e arroz integral.
  • ingerir frutas com casca, quando possível, como maçã; ou em forma de passas ou desidratadas, como uva, banana e ameixa preta.
  • muitas outras frutas também são ricas em fibras, como manga, mamão, abacaxi e pêssego.
  • ingerir verduras e legumes, como alface, espinafre, couve, cenoura, tomate e beterraba de preferência crus, pois o cozimento diminui o teor de fibras dos alimentos.
  • ingerir leguminosas diariamente, como feijão, lentilha e grão de bico.
  • aumentar o consumo de água para garantir ação das fibras.

(adaptado do livro "A dieta dos Pontos")

Um comentário:

Norah disse...

eu sou assíduo porque sou vidrada no seu blog...entro todo dia e teus comentários me ensinam muito!
tenho notado grande diferença no meu comportamento em relação à minha alimentação e à maneira como lido com minha compulsão. Fico frustrada quando vc não posta pois vc está me dando armas para me sentir vencedora. Quero te comunicar que, desde que
eu sou assídua no seu blog, JÁ CONSEGUI EMAGRECER DOIS QUILOS...E SEM SOFRIMENTO...APENAS SEGUINDO SUAS DICAS E LEVANDO A SÉRIO!

Este é o caminho certo! Gostaria de frequentar um grupo de reeducação coordenado por vc para não vacilar: você tem algum ou atende só individualmente?

Ah! obrigada por me responder sobre as fibras! vou beber mais água...