sexta-feira, 11 de julho de 2008

Uma questão de volume!

"Se a pessoa achar que comeu menos do que o volume a que está acostumada, pensará que está com fome".

Interessante... quer dizer, se eu como algo super-nutritivo e calórico, mas que seja bem menor em volume do que tenho costume de comer, ficarei com a impressão de não ter comido o suficiente?!?

A verdade é que não paramos de comer apenas quando sentimos o nosso estômago cheio. Há diversos fatores influenciando a saciedade: o quanto mastigamos, o quanto saboreamos, o quanto engolimos, o quanto pensamos na comida, há quanto tempo estamos comendo...

A percepção do tamanho da porção de alimento é uma deixa utilizada por nós para inferir se já comemos o suficiente. Normalmente, tentamos comer a mesma quantidade visível de comida a que estamos acostumados.

A Dra. Bárbara Rolls da Universidade de Penn State fez o seguinte: fez um hambúrguer de 125g ficar parecido com um de 250g, acrescentando-lhe alface e tomate sem o apertar antes de servir. Uma pessoa com hábito de comer o hambúrguer de 250g fica satisfeita com a nova combinação, mesmo tendo comido menos calorias que o de costume.

A mesma coisa podemos fazer com nosso prato de comida: se enchermos metade dele com verduras e legumes, e a outra metade com carne, arroz e feijão, por exemplo, diminuiremos as calorias e mantemos o volume de comida com o qual estamos habituados.

Não custa tentar!

2 comentários:

Norah disse...

Boa dica! Mas, a salada não é digerida mais rapidamente, tb.? Não vai ficar uma sensação de vazio no estômago em poucos minutos?

Lia disse...

Lola,

na verdade, o que acontece é o contrário!!

A salada é cheia de fibras,e faz com que nos sintamos saciados. Se começarmos a refeição pela salada, então, melhor ainda! Dá menos vontade de comer uma grande quantidade do resto.

Talvez você tenha a IMPRESSÃO de não ter comido o suficiente - e isso porque diminuiu o que geralmente nos acostumamos a considerar como comida, ou seja, arroz, feijão, carne, por exemplo. Não temos o hábito de considerar a salada como "comida".