quinta-feira, 24 de julho de 2008

Anorexia e Bulimia


A Manu pediu por e-mail que eu falasse um pouco de Anorexia e Bulimia.


A Anorexia começa tipicamente do meio para o fim da adolescência (entre 14 e 18 anos de idade). O aparecimento da doença está freqüentemente associado a um acontecimento vital estressante. As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima, para sua idade e altura, um medo muito grande de engordar e uma perturbação significativa da imagem corporal, ou seja, na percepção da forma ou do tamanho do corpo. Além disso, as mulheres pós-menarca com este transtorno são amenorréicas. O medo intenso de engordar não é aliviado pela perda de peso. Na verdade, o que geralmente ocorre é o inverso, isto é, a preocupação com o ganho ponderal aumenta à medida que o peso real diminui.

A perda de peso nas pessoas com Anorexia Nervosa é obtida, principalmente, através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar "o regime" excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos. De modo geral, a maioria dos pacientes termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns poucos tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.

A vivência e a importância do peso e da forma corporal nestes indivíduos são distorcidas, como já dito; alguns acreditam ter um excesso de peso global, independente dos resultados contrários da balança. Outros ficam bastante preocupados com partes específicas do corpo (principalmente abdômen, coxas e nádegas), percebidas como excessivamente gordas. Eles tipicamente negam as sérias implicações de seu estado de desnutrição. Podem usar de diversas técnicas para estimar seu peso, incluindo pesagens repetidas, medições obsessivas de partes do corpo e uso persistente de um espelho. A auto-estima dessas pessoas depende em grau muito exagerado de sua forma e peso corporais. A perda de peso é vista como uma conquista notável e como um sinal de extraordinária autodisciplina, ao passo que o ganho de peso é percebido como um inaceitável fracasso do autocontrole.

Preocupações acerca de comer em público, sentimento de inutilidade, uma forte necessidade de controlar o próprio ambiente, pensamento inflexível, espontaneidade social limitada e iniciativa e expressão emocional demasiadamente refreadas são características de personalidade associadas à anorexia.

Raramente um paciente com Anorexia Nervosa se queixa da perda de peso em si. Essas pessoas freqüentemente não possuem insight para o problema ou apresentam uma considerável negação quanto a este.

A Bulimia Nervosa começa no final da adolescência ou no início da idade adulta. Suas características consistem em episódios de compulsões periódicas (ingestão, num período limitado de tempo, de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria sob circunstâncias similares) e métodos compensatórios inadequados (vômitos, laxantes e diuréticos) para evitar o ganho de peso. Além disso, a auto-avaliação destes indivíduos é excessivamente influenciada pela forma e pelo peso do corpo.

Geralmente, estes indivíduos se envergonham de seus problemas alimentares e procuram ocultar seus sintomas. Os episódios de compulsão ocorrem em segredo, e podem ou não ter sido planejados de antemão. Em geral (mas nem sempre) são caracterizados por um consumo rápido. A crise bulímica prossegue até que a pessoa se sinta desconfortável, ou até dolorosamente repleta. É geralmente desencadeada por estados de humor disfóricos, estressores interpessoais, intensa fome após restrição por dietas, ou sentimentos relacionados a peso, forma do corpo e alimentos. A crise bulímica pode reduzir temporariamente a disforia, mas autocríticas e humor deprimido ocorrem logo após.

A sensação de falta de controle acompanha o episódio de compulsão alimentar, e isso de forma mais contundente no início do transtorno. Alguns indivíduos descrevem uma qualidade dissociativa durante ou após os episódios.

3 comentários:

Norah disse...

o comer compulsivo pode levar à bulimia, mesmo em idade avançada e sem ter tido sinais deste comportamento até então? ou a bulimia só pode aparecer enquanto a pessoa é jovem?

Norah disse...

Lia, adorei a tua sugestão de navegar nos blogs de culinária...procurei alimentos e bebidas que eu curto e aprendi um montão de receitas e dicas. Super interessante, enriquecedor e motivador!

Unknown disse...

estava lendo sobre anorexia e bulimia, bom ,não é o meu caso!
Mas consigo comer 8.000 calorias por dia fácil, não passo mal e quanto mais como, mais fome sinto.
nojento?sim, mas real!ahahhaha
por isso é mais difícil , pois o comer para mim é um prazer e se como é pra comer pra valer , senão prefiro ficar na azeitona sem o pedaço de pizza!
um biz?esquece!!!se não for a caixa toda fico na barrinha de cereal, é menos mazoquismo!