terça-feira, 22 de julho de 2008

A questão da Imagem Corporal



Imagem corporal é a representação mental que temos do nosso corpo e da nossa aparência física. O interessante é que, por estar influenciada pelos sentimentos positivos ou negativos relacionados à forma ou tamanho do nosso corpo, não necessariamente ela é compatível com o nosso corpo real.

Acabamos de concluir uma pesquisa* com universitários, por exemplo, na qual constatamos que das 84 mulheres entrevistadas, todas com IMC normal (peso normal), apenas 17% referiram estar satisfeitas com o próprio corpo. 74% das mulheres gostariam de pesar menos, pois viam-se acima do peso, apesar de estar dentro da faixa de peso normal!!!

É crescente o número de evidências que sugerem que a insatisfação com a imagem corporal é um forte determinante para os comportamentos alimentares desregrados e inadequados, inclusive para a compulsão alimentar!!Muitos dos programas de emagrecimento vêm incluindo o tratamento da distorção da imagem do corpo, exatamente por causa disso.


E vocês, como se vêem?


* "Comportamento Alimentar & Imagem Corporal em uma População de IMC Normal" - Pesquisa realizada juntamente com Amanda, Anilde, Helena, Lílian e Marília do Instituto de Psicologia da USP.

3 comentários:

Norah disse...

isto se deve ao ideal de mulher criado pela mídia, não é? Chega a ser perigoso pois já vi criança magra querer fazer regime para poder ser modêlo quando crescer!
E não tem, tb., a sensação inversa? Pessoas com sobrepeso mas que não se enxergam gordas? Como é que as pessoas (me incluindo!) vão engordando deste jeito e só se dão conta depois de ter engordado muiiito? É possível continuar com uma imagem corporal positiva da gente, mesmo engordando, e não se dar conta do perigo?

Karina disse...

Nossa, que loucura isso, né? Acho que é possível, lola, não se ver tão gorda.

Bárbara Snizek disse...

Oi Lia,
Sou psicóloga em Curitiba. Tenho um blog e interesse no assunto. Estou linkando teu post, que é muito bacana. Continuamos conversando.