sábado, 12 de julho de 2008

Uma porção para uma pessoa??

Pratos e colheres grandes são sinal de problema grande! Quando o tamanho do prato aumenta, aumenta também a quantidade de comida que colocamos nele. A gente se serve mais, porque a comida parece menor!

A nossa percepção nos trai. Por exemplo, acho que todo mundo já viu a figura abaixo, que cria uma ilusão de comparação de tamanho.

Qual dos círculos laranja é o maior?




O segundo círculo laranja parece maior, apesar de ter exatamente o mesmo tamanho do primeiro! Por que isso acontece?

Porque é regra da nossa percepção usar os objetos de fundo como parâmetro para estimar o tamanho de determinada coisa. No caso, os círculos azuis é que são tal parâmetro.


E se traduzirmos isso para a alimentação?

Se colocarmos um pouco de purê num prato de 30cm, e o mesmo tanto num de 20cm, o que acontece? Parecerá, aos nossos olhos, muito menos purê no prato maior. Ou seja, com o prato maior nos serviremos mais, mesmo se quisermos conscientemente limitar o tamanho da porção!
E como nós tendemos a comer tudo o que colocamos no prato...


Há pesquisas que mostram, inclusive, que as pessoas subestimam o número de calorias de uma fatia de bolo quando esta é apresentada num prato grande, em comparação a quando esta é apresentada em um prato menor.




Detalhe: os pratos antigos eram menores do que os de hoje. E vocês já notaram o tamanho dos pratos em alguns restaurantes por quilo?! São imensos! Os donos destes restaurantes parecem conhecer muito bem nossas "fraquezas perceptivas"...

Podemos ir ainda mais além ao avaliarmos algumas razões do nosso consumo exagerado de alimentos. Há 50 anos as normas de tamanho de porção eram diferentes. É difícil não notar. Hoje um "prato para um" num restaurante vem com uma quantidade de comida razoável para duas pessoas. Um pacote de salgadinhos contém várias porções individuais. E assim por diante.

O National Heart, Lung and Blood Institute´s (NHLBI) propõe o Portion Distortion Quiz(http://hp2010.nhlbihin.net/portion/index.htm), que traz a representação visual das comparações entre o tamanho da porção de alguns alimentos antes e hoje. Por exemplo:


Dois pedaços de pizza de pepperoni



Há 20 anos = 500 calorias/ Hoje = 850 calorias





Essas 350 calorias extras, se comidas duas vezes por mês, fariam engordar 1 kg por ano, ou 20 kg em duas décadas!

As porções são hoje tão grandes, que fica difícil entender o que é uma "porção individual". Não raro nos enganamos. Os maiores volumes servidos nos restaurantes também contribuíram para o aumento do volume consumido em casa. Um estudo concluiu que hoje nos servimos, em média, de 20% a mais de cereais e de 30% a mais de leite do que há 20 anos atrás.

O tamanho das porções oferecidas em lanchonetes fast food é hoje de duas a cinco vezes maior que o tamanho das mesmas porções na época em que foram criadas, segundo publicação de 2007 do Journal of Public Health Policy. Quando o Mc Donald´s começou, em 1955, seu único hamburguer pesava por volta de 46 gramas. Hoje, o hamburguer pesa 227 gramas. Um aumento de 500%!

3 comentários:

Norah disse...

pois é...esta colocação sua me fez lembrar de uma notícia que ouvi e que me chocou: entre 1997 e 2007, aumentou 400% a morte de pessoas vítimas de obesidade enquanto a morte por desnutrição diminui, no mesmo período, de 34%... em 2007 148 pessoas faleceram vítimas da obesidade e 167 de desnutrição. Já é uma doença social e entende-se como: se até as porções de pizza são maiores! Isto chega a ser uma máfia da indústria da alimentação!!!!! Cada vez mais reconheço que fazer apenas dieta não adianta: é necessário educar-se, aprender que comer certo não é um sacrifício (como você colocou na primeira postagem)mas uma responsabilidade nossa, individual e social. É como cuidar do meio ambiente!

Lia disse...

Ótima colocação,Lola!
Quanto à responsabilidade social, há diversos textos sobre o assunto. Se você tiver interesse, posto indicações!

Norah disse...

gostaria muito...estou me interessando muito pelo assunto. À medida que leio suas postagens, minha cuca está mudando e estou, realmente, enxergando "o emagrecer" sob outro prisma. Aguardo!