quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atenção: seu corpo nem sempre é o que parece!

Achei mais uma pesquisa que investiga a importância da imagem corporal. Feita pelo Instituto Roberto Koch, na Alemanha, colocou o foco na relação entre imagem corporal e qualidade de vida. Foram coletados os seguintes dados de 7 mil adolescentes, de ambos os sexos, entre 11 e 17 anos: o peso real, a avaliação do próprio peso numa escala que variava de "magro demais" a "gordo demais" e um questionário sobre qualidade de vida.

Na mesma linha da nossa pesquisa, que citei em outro post, apesar de 82% dos participantes terem um peso considerado normal, quase 55% das meninas e 36% dos meninos consideraram-se "muito gordos".

Por outro lado, os que julgaram estar no peso normal demonstraram ter uma melhor qualidade de vida, mesmo que estivessem um pouco acima do peso!

Fonte: BBC Brasil

3 comentários:

Norah disse...

o problema é que mesmo que os gordinhos não se incomodam, os "outros" não gostam de gordinhos, parece que a gente incomoda, que temos culpa por existir balança...a gente chega a ficar até com vergonha de comer pois parece uma afronta aos outros...ser gordo não é chique! e mesmo que as pessoas não digam na cara, você sente nos olhares um misto de nojo e pena! que pena! particularmente não me sinto atingida pois minha auto-imagem é bem construída e, gorda ou magra, eu me amo...mas é a realidade que observo à minha volta! o que tem que mudar, é o conceito de toda uma sociedade a respeito de corpos diferenciados e não alienar "os fora do padrão ideal", não é?

Jussara disse...

Como será que era quando gordura era sinal de riqueza, era valorizada? Quem não era gordo era "complexado"?

Karina disse...

Entre o ser gordo e o sentir-se gordo sem ser...

Uma vez ouvi que a "neura" daqueles que estão um pouco acima do peso é maior do que aquela dos obesos. Faz sentido? o que você acha, Lia?