sábado, 5 de julho de 2008

Quando a gente come com os olhos... as deixas do ambiente.


Nosso comportamento alimentar é muito mais determinado pelo ambiente e pelo contexto do que podemos imaginar. Tamanho de embalagem, forma do prato, iluminação, presença de outras pessoas... tudo isso é usado por nós como sinais e deixas de que já comemos o suficiente ou de que ainda não é hora de parar. Muitas vezes, essas deixas nos influenciam mais do que o fato de já nos sentirmos satisfeitos ou de nem gostarmos tanto assim do alimento à nossa frente.

Por exemplo, as pessoas comem mais pipoca no cinema quando compram um pacote maior, e isso independentemente de já terem almoçado, ou de a pipoca não ser tão fresquinha. Nesse caso, o tamanho do pacote de pipoca, o filme que distrai, o som de gente comendo pipoca à volta, tudo isso influencia e faz com que se coma mais sem perceber.

Brian Wansink, diretor do Food and Brand Lab na Universidade de Cornell, afirma que uma pessoa comum toma diariamente mais de duzentas decisões alimentares, do tipo "café-da-manhã ou não? bolinho ou rosquinha? um pouco ou tudo?, cozinha ou carro?". Por essa não esperávamos... duzentas?!? A grande maioria delas nem notamos. Aí é que mora o perigo!

Explorarei mais esse assunto num próximo post!

Por enquanto... o que vocês notam, na experiência de vocês, que influencia o QUANTO vocês comem? Que situações, que deixas do ambiente os fazem comer mais?

3 comentários:

Norah disse...

vc tem razão....percebo, depois de ler o seu post,que sempre meu comer está relacionado ao ambiente e ao momento. Exemplos: hora da novela, já me preparo com um petisco... entro num 24hs para acompanhar qq pessoa, compro um chocolatinho diet ou um salgadinho...vou passear no shopping, como um pão de queijo para acompanhar o café...e assim por diante. Percebi também que geralmente ACEITO o que me oferecem, mesmo em casa, como se pelo fato de que, se eu não procurar a guloseima, ela não terá efeito engordativo. Enfim, não tenho fome antes de olhar para qualquer alimento: o desejo aparece conforme a situação!

Norah disse...

LIA, SE VC SOUBESSE COMO SEU BLOG ME AJUDA, VC POSTARIA DIARIAMENTE! PLEASE...NÃO ME ABANDONE!

Manu disse...

Eu percebo que, além da distração em si, que me faz comer a mais sem notar, tem outras coisas também. Tenho o costume de chegar em casa e passar na cozinha. todo dia faço isso e belisco alguma coisa antes de trocar de roupa. A variedade, também, principalmente quando tem doces e salgados. Vou alternando e como mais do que deveria.