Fazer um diário alimentar é muuuuito chato, concordo. Essa coisa de anotar tudo o que se come, quanto se come, onde se come, quando, com quem ... argh! Eu ainda o torno mais cansativo de se preencher, para os meus pacientes: proponho que se dê uma nota de 0 a 10 para a fome do momento, e que se registre os pensamentos e sentimentos relacionados.
Por outro lado, porém, é um instrumento muito importante no autoconhecimento necessário a qualquer programa de emagrecimento. Muito do que comemos, o fazemos sem perceber, e a tendência é subestimar a quantidade ingerida. O diário nos permite visualizar e tomar consciência dos muitos comportamentos e situações envolvidos com nossa alimentação diária. Nosso padrão alimentar, de consumo, e as atitudes frente à fome ou desejo de comer.
Através da análise do diário é possível avaliar, constantemente, os hábitos alimentares, identificar erros e respostas às situações de oscilação emocional, verificar se houve comportamento compensatório depois de uma refeição, identificar sentimentos de culpa, medo, ou mesmo sentimentos e pensamentos que podem levar ao excesso alimentar ou à restrição. Assim fica mais fácil de planejar formas eficazes de lidar com cada uma das questões que possam atrapalhar o nosso esforço e elaborar um plano alimentar mais adequado ao nosso estilo.
É sabido, inclusive, que o simples fato de registrar nossa alimentação já faz com que nos controlemos melhor.
http://mypyramidtracker.gov
http://www.nutritiondata.com
http://www.sparkpeople.com
Um comentário:
Lia, adorei a idéia de diário alimentar...já comecei o meu agorinha mesmo, antes de deixar meu comentário! Como já é noite, somente anotei qualidade e quantidade de comida ingerida durante o dia de hoje, sem os sentimentos, óbvio! Já deu para perceber que comi duas vezes sem necessidade: tipo abrir a geladeira para pegar comida do cão e bater o olho num abacaxi cortado e pegar uma fatia...não teria nada de mal se eu não tivesse comido, 10mns antes, um doce diet de melancia! Enfim...deu para ter uma idéia do que você propõe e pretendo continuar a seguir seus conselhos pois sinto que minha postura está mudando e estou muito feliz!
Postar um comentário