segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tempo de refletir


Xeretando na internet, achei uma coluna de Gisela Rao, escritora e jornalista. Não a conhecia, mas achei o que escreveu bastante oportuno:

"... o tempo está correndo demais porque a vida está muito “descompartimentada”. Esse termo, escrito propositalmente assim, é um jeito de tentar chamar a atenção para a forma como a gente esqueceu dos compartimentos da vida. Explico: enquanto andamos na rua, falamos ao telefone. Enquanto estamos no salão de beleza, devoramos um sanduíche. Enquanto comemos, ouvimos músicas no Ipod. Enquanto caminhamos na esteira, vemos tv. Enquanto conversamos com os amigos, checamos os e-mails na internet. Ou seja: nós nos tornamos, cada vez mais, desassossegados incorrigíveis. E se não fazemos nada disso, nos culpamos por sermos inúteis e não sermos aquelas pessoas que saem nas revistas, fazendo mil coisas ao mesmo tempo. "

"À raça dos desassossegados pertencemos todos... desde que tenhamos duas características: a inquietação (que nos torna insuportavelmente exigentes conosco) e a ambição de vencer não os jogos, mas o tempo, esse adversário implacável. "

"Desassossegados pensam acordados e dormindo, pensam falando e escutando, pensam antes de concordar e, quando discordam, pensam que pensam melhor, e pensam com clareza uns dias e com a mente turva em outros, e pensam tanto que pensam que descansam. "

Um comentário:

Norah disse...

Lindo e muito interessante!