Por exemplo, há um padrão bastante frequente, que é a pessoa que pula o café da manhã, não faz lanches entre as refeições, come salada ou muito pouco no almoço... aí come mais no jantar e tem muita dificuldade em manter o controle alimentar à noite. Dá para entender a sensação que essa pessoa tem de que está comendo muito pouco, já que passa a maior parte do dia comendo muito pouco mesmo. Mas o problema é que, quando vai comer à noite, está com fome. E quando estamos com fome, o nosso corpo está ansiando por calorias! O que acontece? Por um lado, é verdade que a pessoa do exemplo está comendo apenas uma refeição substancial por dia. Mas por causa da fome, ela está comendo mais calorias do que seu corpo gasta durante todo o dia e, portanto, ganhando peso. Moral da história: para perder peso não se pode ficar com fome. Comer a cada 3 horas e incluir proteínas em cada refeição e lanche é uma forma de lidar com isso.
As pessoas muitas vezes têm a impressão de que estão comendo de forma saudável, que fazem boas escolhas quando em restaurantes. Infelizmente, mesmo opções mais saudáveis em restaurantes são geralmente mais calóricas do que imaginamos. Se a pessoa come fora várias vezes por semana, aí está uma forte razão para não emagrecer ou até para engordar. Talvez um meio termo seja comer fora apenas em ocasiões especiais, comemorações... e tentar se planejar para comer comida feita em casa no dia-a-dia. E, é claro, continuar a fazer escolhas mais saudáveis quando for comer fora.
Suponha que a pessoa coma de forma correta, respeitando as porções e os intervalos entre as refeições, mas beba coisas calóricas: leite integral, suco adoçado, vinho... todos os dias. Em um ano, as calorias bebidas fazem grande diferença no peso! E a pessoa nem percebeu sua ingestão! Mesmo que sejam bebidas saudáveis, são uma faca de dois gumes, e devem ser controladas.
(baseado em post do blog Weighty Matters)
3 comentários:
Eu tomo muito suco de laranja, vou tentar contar as calorias diárias.
almoço sempre em restaurante
gosto de dicas assim.
Postar um comentário