segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESTRESSE E COMPULSÃO


O estresse ativa no cérebro um mecanismo hormonal que faz com que as pessoas comam doces, consumam drogas ou apostem em jogos de azar, segundo um artigo publicado na revista "BMC Biology".


Investigadores da Universidade do Michigan e de Georgetown, em Washington, realizaram um estudo onde injetaram em ratinhos de laboratório um fator que estimula a produção de corticotropina no cérebro, em níveis similares aos que se registam em seres humanos em situações de estresse.A corticotropina é o hormônio responsável pela biossíntese e pela secreção de certas substâncias do cortex.


"A substância cerebral do estresse triplicou a intensidade de desejo por alimentos com açúcar, por exemplo", assegurou o professor de psicologia da Universidade do Michigan, Kent Berridge.Este resultado explica porque é que as pessoas que sofrem de estresse têm mais chances de sentir desejos mais intensos por recompensas que se possam satisfazer de forma compulsiva com atividades que levam à sensação de prazer, como comer ou consumir drogas.


8 comentários:

Vanessa Wolf disse...

Oi!
Há 11 dias fiz a cirurgia de redução do estômago e estou ótima fisicamente! Porem, Contudo, Todavia, estou sofrendo horrores com minha compulsão para comer..o estresse de ter que ficar mais alguns dias na dieta liquida está me fazendo pensar em comida 24hrs por dia, digo 24hrs pois sonho com comida! Estou com medo que isso se torne um problema maior do que o anterior (triglicerides, esteatose, pressão alta) e eu fique totalmente infeliz por não mais dar vazão a esta vontade de comer...será que vou me contentar psicologicamente em comer e me satisfazer com pouca comida? Nunca fui compulsiva, eu abusava mto de doces, mas de resto , nada absurdo... Tenho medo, pois fiz a cirurgia unicamente pela minha saúde e não pela estética..que não me incomodava a ponto de fazer tal cirurgia! Estou com acompanhamento psicologico da equipe multidisciplinar...será que é o caso de procurar também um psiquiatra? tomar algum medicamento?
Obrigada Vanessa

Lia disse...

Vanessa,
pense no seguinte: essa primeira fase pós cirurgia é MUITO diferente do que será a sua alimentação depois. O pouco que você vai poder comer depois não é tão pouco assim. É normal pensar demais em comida quando se está privado dela, não é? Tem gente que sofre mais, tem gente que sofre menos. Mas é assim mesmo. O importante é você dizer pra você mesma que é uma fase passageira, e tentar ocupar o teu tempo da melhor forma possível pra se distrair. Será que você consegue? Vale a pena tentar, eu acho. Me dê notícias, OK?

Paty disse...

Fica difícil saber o que causa o que, porque eu como compulsivamente quando estou estressada, e fico mais estressada com a culpa e a raiva de mim que vem depois...

Anônimo disse...

que desespero, sou muito estressado e muito compulsivo, não só em comida mas com álcool também.

Anônimo disse...

Oi Lia, Obrigada!
Realmente as coisas parecem estar clareando..Já estou na dieta dos pastosos e apesar de pensar bastante ainda em comida, já não estou tão surtada! A fase liquida foi um horror, não estava psicologicamente preparada para tal..mas , a decisão da cirurgia foi MINHA e aguentarei as consequencias! Estou com uma equipe multidisciplinar muito legal do Einstein/SP e começei fazer terapia 1 x /semana ..Ajuda bem!
Obrigada Novamente, visito seu site com frequencia e vamos mantendo contato!
Bj Vanessa
Vanessa

Ju1986 disse...

O tema do estresse é muito legal, a gente vai levando os sintomas como se fosse o normal da vida.

Anônimo disse...

Oie,...

Gostaria de saber se alguém tem dicas de como curar a compulsão por comidas e principalmente por doces,...Não consigo emagracer,justamente,porque fico pensando eu comer o tempo todo.
Obrigada
Ingrid

Lia disse...

Pessoal, já coloquei mais um post sobre estresse.

Ingrid, dê uma olhadinha nos primeiros posts que coloquei no blog... acho que há várias dicas legais!