terça-feira, 12 de junho de 2012

Lições tiradas de esforços passados

Nas suas tentativas anteriores de perder peso, o que efetivamente funcionou? Que atitudes, que dicas, que truques...? E o que não funcionou? Que tipo de dieta alimentar combina mais com você?

É realmente difícil de responder. O que guardamos de experiências anteriores é que "a dieta deu errado", ou que "deu certo só por um tempo". Levamos conosco, também, uma queda substancial no sentimento de auto-eficácia - não consigo levar adiante uma dieta alimentar, não sou capaz de persistir, sou impotente frente ao meu desejo e necessidade de perder peso, sou fraco, não tenho força de vontade... Desta forma, cada recomeço acontece a partir da estaca zero, e cada vez com menos combustível!

É importante usar a própria experiência quando queremos nos arriscar numa nova tentativa. Não é possível não termos aprendido nada nos nossos esforços passados!

Aqui vai um exercício de recapitulação, de conscientização. Consiste em preencher a tabela fazendo um histórico dos esforços anteriores. É importante tentar ser detalhado no preenchimento das duas últimas colunas. Quanto ao tipo de dieta, é especificar se foi com ou sem remédio, com orientação médica ou nutricional, se foi num grupo tipo Vigilantes do Peso, etc.

Espero que ajude!


Um comentário:

Karina disse...

Eu não me dou bem com proibições muito rígidas.

Eu me dou bem com exercício de manhã.