segunda-feira, 25 de junho de 2012

Terapia Cognitivo-Comportamental e perda de peso


Muitas e muitas vezes ouvi, no consultório: "se eu sei o que fazer, por que não sigo as recomendações?“. O fato de sabermos o quê e quanto comer é fundamental, mas não suficiente para que se tenha sucesso no emagrecimento. 
A verdade é que não basta saber, e não basta querer. O comportamento alimentar é muito complexo, com diversos determinantes, nem sempre claros para nós.
Segundo a Terapia Cognitivo-Comportamental, para que a perda de peso seja possível e, mais ainda, a sua manutenção, o autoconhecimento e uma maior clareza dos próprios comportamentos e motivações relacionados ao comer e ao corpo são o primeiro passo. São, então, necessárias diversas modificações comportamentais e cognitivas (de pensamento, crenças, imagens mentais), conseguidas num clima de trabalho conjunto e colaborativo.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é hoje considerada um tratamento de primeira linha para o excesso de peso. É uma intervenção objetiva, orientada por metas e prioritariamente voltada para o presente e para o futuro. Tem como objetivo implementar estratégias que auxiliam no controle e na manutenção do peso perdido, baseando-se na análise e na modificação de comportamentos e pensamentos disfuncionais associados ao estilo de vida do paciente.
Visando uma maior autonomia e autocontrole, trabalha-se em direção a mudanças no ambiente, mudanças de hábitos, de estilo de vida, de atividade física. Também se busca as mudanças de pensamentos e crenças em relação aos alimentos, ao corpo, a si mesmo, e uma maior compreensão dos sentimentos e da forma como estes influenciam o comer. Utilizam-se técnicas de controle de estresse e técnicas para melhorar as noites de sono.
Quando em grupo, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem o benefício de um ambiente de apoio e cumplicidade, de troca de experiências, de identificação. Eu, particularmente, gosto muito de trabalhar assim.
 Que tal? Animou-se?

3 comentários:

Psicóloga Daniela Souza disse...

Ótima escolha da abordagem Lia! Também adoro trabalhar dessa forma, muito eficiente e com ótimos resultados. Parabéns pelo blog!

Abraço,

Daniela

Lia disse...

Legal que você gostou, Daniela!!Uma das vantagens de divulgar o nosso trabalho é o importante contato com outros profissionais!

Lia disse...

Legal que você gostou, Daniela!!Uma das vantagens de divulgar o nosso trabalho é o importante contato com outros profissionais!