quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Estresse e ganho de peso


Estresse pode engordar, segundo um estudo publicado na edição de 15 de julho do American Journal of Epidemiology. Foram estudados 1355 homens e mulheres, numa amostra significativa da população americana, durante 9 anos.

O autor, Jason Block (Harvard), procurou relações entre o ganho de peso e diversos tipos de estresse - estresse relacionado ao trabalho, dificuldade em pagar as contas, relações familiares complicadas, depressão ou transtornos ansiosos.

De acordo com o estudo, entitulado Psychosocial Stress and Change in Weight Among U.S. Adults, a medida da circunferência abdominal das mulheres é afetada por mais tipos de estresse. Ou seja, além do ganho de peso associado a problemas financeiros ou no trabalho, nas mulheres há também o ganho de peso vinculado a conflitos familiares e ao sentimento de limitação dado pelas circunstâncias da vida.

Nos homens, não houve correlação entre ganho de peso e problemas familiares ou sentimentos de restrição causado por situações da vida. A falta de poder de decisão no trabalho, de aprender novas habilidades e de colocar em prática tarefas interessantes é que estão ligados ao ganho de peso.

De uma forma geral, o estudo mostrou que as pessoas que relataram estar mais estressadas engordavam mais, se já tivessem um IMC elevado. O mesmo padrão de ganho de peso não foi encontrado em pessoas mais magras, mesmo quando lidando com o mesmo tipo de estresse.

Quando lidam com períodos de estresse, os indivíduos podem modificar seus hábitos alimentares, o que pode ocasionar ganho de peso. O ganho de peso induzido pelo estresse é influenciado pelo gênero, por quais tipos de comida a pessoa escolhe quando muda seu comportamento alimentar e pelo fato de a pessoa já se encontrar com sobrepeso ou obesidade. Esses fatores podem fazer com que algumas pessoas engordem mais que outras, ou até emagreçam, sob situações estressantes.

O controle do estresse é muito importante nos programas para perda de peso. No local de trabalho, por exemplo, escalas de horários mais flexíveis e exercícios podem ajudar.

5 comentários:

Jussara disse...

Eu ando muito estressada, mas acho que a vida de hoje não dá uma chance pra gente relaxar. Hoje ou se é estressado ou ultrapassado.

Unknown disse...

Quando achei que o problema era o estresse do trabalho e mudei radicalmente, vieram as broncas de família...começou tudo de novo!!

Ju1986 disse...

Gordo só se ferra. Até o estresse faz ele engordar mais que o cara magro.

Karina disse...

Eu também não consigo me livrar do estresse, lourdinha. Parece que eu arrumo de um lado e desarrumo do outro.

Birinha disse...

jussara também acho que a vida é estressante que não dá pra fugir disso