terça-feira, 30 de junho de 2009

Crianças com doenças de adultos


Uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com 1.937 crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos mostrou que 44% dos entrevistados tinham níveis alterados de colesterol. Por isso, eles são mais propensos a ter problemas cardiovasculares. Além disso, poderão se tornar adultos obesos e com sérios problemas de saúde, caso não passem por tratamentos.

“Estes problemas se dão por questões genéticas, má alimentação e sedentarismo. As crianças de hoje têm diferentes hábitos de vida. Elas quase não brincam nas ruas e passam longas horas nos computadores. Comidas gordurosas, como as frituras, ocupam mais espaço no cardápio do que verduras e frutas. Estes hábitos, somados a fatores de risco, influenciam na proliferação de doenças cardiovasculares. Elas geralmente têm início na infância, mas costumam se manifestar depois dos 40 anos”, explica Hermes Xavier, cardiologista coordenador da Campanha do Colesterol.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão está presente em até 8% dos jovens, o colesterol atinge cerca de 35% e o tabagismo 34%, das crianças em dez capitais brasileiras. Enquanto isso, 10% das pessoas até 15 anos são obesas, sendo a maioria na região sudeste do país.


(trechos retirados de)
CYBER DIET
Helena Dias
Agência MBPress

4 comentários:

Jussara disse...

Pra mim isso mostra que não tem volta.Seremos um mundo obeso.

Karina disse...

como fazer com que comam mesmo e se cuidem, as crianças, se nós não conseguimos nem conosco???

Karina disse...

corrigindo o post anterior: que comam menos e se cuidem...

Ju1986 disse...

se a gente entrou no esquema iôiô, fica muito mais diícil. tem que cuidar quando coloca a criança em dieta.