quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Efeito Sanfona: resposta para Taty

Tenho 35 anos e há 15 sofro do "efeito sanfona", engordo 20 quilos num mês, mas também consigo emagecer 20 no próximo mês, algo estranho, pois as pessoas podem me ver enorme hoje e dentro de 40 dias magérrima, enfim, não consigo manter o peso. Gostaria de dicas para a manutenção , será que posso comer só nos finais de semana e o que eu quiser? Como alguém pode manter o peso sem sofrer tanto? beijo, taty

Querida Taty,

infelizmente, para pessoas com problemas de sobrepeso ou obesidade, o reganho de peso após esforço para perdê-lo é regra, e não exceção! Ou seja, é muito mais comum do que gostaríamos que as pessoas com excesso de peso que se esforçam para emagrecer entrem no famoso "efeito sanfona".

Pior: esse ciclo de variação de peso, quando severo (ou seja, quando se perde-ganha mais de 10 kg, por mais de 3 vezes), está associado a um reganho de peso de mais de duas vezes o ganho de peso de quem não tem histórico de efeito-sanfona! Isso nos diz que perder peso e não manter é pior do que não perder, porque quanto mais perdemos e depois recuperamos o peso, aumentamos as chances de engordar mais ainda, e piores as consequências para a saúde em geral.

E agora???

Na verdade, como profissional da saúde que lida com esses problemas, acredito que planejar a manutenção do peso é fundamental desde o início do programa de emagrecimento. Não se deve iniciar uma dieta se os métodos e programas utilizados não levem em conta desde o início a questão da prevenção do reganho, e se estes não tiverem maior probabilidade, comprovada, de sucesso em longo prazo.

Portanto, acho que precisamos olhar com bastante cuidado o seu caso. Em primeiro lugar, ganhar ou perder 20 kg em um mês é realmente muito, e isso precisa de investigação. Não só o ganhar me preocupa, mas o perder tanto e tão rápido também!

Para ganhar esses 20kg em um mês, questiono-me: como é a sua alimentação? Você come demais, o tempo todo? Você tem compulsão alimentar? Tem estado estressada e comer é uma forma de alívio? O ambiente onde você vive, ou trabalha, favorece que coma muito? Enfim... Faria uma avaliação cuidadosa e detalhada dos seus hábitos alimentares e de vida.

Para perder esses 20kg em um mês, questiono-me: você fica muito tempo sem comer? Você deixa de comer alguns tipos de alimento? Você se engaja em regras muito rígidas e que não levam em conta suas necessidades e seu perfil?

Você percebeu que nunca mantém? Ou está perdendo, ou está ganhando! Provavelmente, os comportamentos e atitudes de cada uma dessas fases acaba por reforçar ou manter a outra. Isso é ruim. A sua dieta não é adequada para você, e não envolve planejamento em longo prazo.

Na minha opinião, você deve ir a uma nutricionista que vai te orientar em relação a uma dieta equilibrada. Tal dieta deve ser adequada ao teu perfil. Aquela que você segue, com certeza, não o é. Você pode também procurar um psicólogo especialista em comportamento alimentar, motivação e mudanças no estilo de vida. Ele pode te ajudar a criar um método personalizado para lidar com suas dificuldades e a prevenir que a perda de peso se transforme no prenúncio de uma nova engorda.

Enfim, você precisa de ajuda para reavaliar e reprogramar suas atitudes alimentares! Só assim poderá emagrecer - e manter - com menos sofrimento, de forma mais saudável.

Para começar, faça um diário alimentar. Se quiser, posso analisá-lo com você, OK? E leia os primeiros posts deste blog. Acho que podem ajudar.

Quanto a "comer só nos fins de semana, e o que quiser", não acho legal. Prometo entrar neste assunto num próximo post, OK?

Espero ter ajudado.

Beijo,

Lia

Um comentário:

Birinha disse...

Ficou muito claro, Lia. Tenho tentado avaliar melhor minha vida alimentar, meu jeito...