sábado, 15 de agosto de 2009

DIET, LIGHT, ZERO

O alimento diet é formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas. Nessa categoria estão os alimentos com restrição e/ou isenção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio), alimentos para controle do peso e, especificamente, alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares, como por exemplo, dietas para portadores de diabetes.

O termo light indica diferenças na composição de um produto em comparação a um produto tradicional. Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como por exemplo, gordura. Alguns pães são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.

Já o zero foi o último a integrar os termos empregados em embalagens de alimentos. O nome zero indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.

(Fonte: HCor)

8 comentários:

Jussara disse...

legal!

Manu disse...

A gente vê esses nomes na embalagem e consome sem culpa, pensa que não vai engordar. É um perigo!

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ju1986 disse...

Lia, você atende em grupo? Uma vez ouvi uma reportagem e você falou sobre atendimento em grupo, e eu achei interessante. Onde você atende?

Karina disse...

Esse negócio de Zero é marketing, eu acho.

Lia disse...

Manu: isso é bem verdade! As pessoas acabam consumindo mais calorias quando vêem light ou diet na embalagem, porque se permitem comer em maior quantidade. Muitas vezes, também, o alimento diet não tem menos calorias!

Ju1986: atendo, sim! No momento, tenho um grupo no TAO (Ambulatório de Transtornos Alimentares associados à Obesidade, no HC), e outro no Instituto de Promoção da Saúde da Porto Seguro. Abrirei para novos grupos no consultório só no ano que vem!

taty001 disse...

Fiquei com uma dúvida:

O diet ,dizem ser para diabeticos, certo?

Essa informação que nos passam é verdadeira?Por ex , um diabetico pode fazer uma dieta diet e não poderia comer produtos ligth?

beijos,

taty

Lia disse...

Taty,
acabei de postar a resposta. Veja se te respondi, OK?