sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Light, Diet e Diabetes

Os alimentos light e diet são alternativas para tornar mais fácil para o diabético montar sua dieta, mas isso não significa que podem ser consumidos em grande quantidade. A alimentação do diabético tem que ser balanceada, não adianta consumir duas vezes mais de um alimento só por ser diet.

A pessoa diabética, além de verificar a ausência de açúcar refinado em um produto, precisa estar atenta ao excesso de carboidratos, que vão aumentar a glicemia; de gorduras, que vão aumentar os triglicerídeos e o colesterol; e de proteínas, que podem influir na função renal. Um chocolate diet (sem açúcar), por exemplo, tem mais gordura que o não-diet, e pode até ser consumido, mas sempre com moderação.

Além do mais, um produto, por ser diet, não é necessariamente liberado para os diabéticos. Ele pode conter açúcar! Podem ter tirado dele apenas o colesterol, por exemplo. Na embalagem, o diabético deve prestar atenção se está escrito que o produto é isento de açúcar. Frisando: é importante que a pessoa com diabetes leia sempre as informações nutricionais dos alimentos consumidos.

Há, também, alguns produtos light que são diet: os refrigerantes light, por exemplo, não contêm açúcar.

Tem alimentos que são diet, que não levam açúcar refinado em sua composição, mas que contêm muita frutose. As geléias dietéticas, por exemplo, principalmente as importadas, se consumidas em grande quantidade têm muitas calorias e podem alterar o nível de gordura no sangue. Podem também aumentar a glicemia do diabético.

Cuidado também deve ser tomado com os pães diet e light, que são feitos com farinha de trigo, que é rica em carboidratos, e termina no açúcar como produto final. Muitos achocolatados diet também são ricos em carboidratos.

2 comentários:

Birinha disse...

uau!

Jussara disse...

Como li em um post teu, Lia: às vezes é melhor simplificar! Tem regras básicas que se a gente seguir já teremos mais de meio caminho andado. Tudo que nos oferecem como alternativas de dietas e de alimentos acaba confundindo e criando falsas idéias sobre o saudável e o que emagrece ou engorda.