quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Resposta para DeaDea

Lia, como vai? Conheci seu blog hoje e simplesmente adorei, estou divulgando!!!Gostaria de perguntar em relação aos pensamentos sabotadores e coisas relacionadas a compulsão alimentar: que tipo de medidas ou atitudes a gente poderia tomar para evitar aquela sensação de fome desesperadora? Eu, às vezes, acabei de almoçar, ou acabei de jantar, e tenho a sensação de fome ainda, tenho certeza de que não é fome real, mas a sensação está lá... e daí vem os sentimentos e pensamentos sabotadores e daí desanda tudo. Um grande xero de uma fã nordestina! DeaDea

DeaDea,

antes de mais nada, que bom que gostou do blog!

Sobre a tua questão: primeiro de tudo você precisa identificar em que momentos você sente essa "fome desesperadora", e quais os pensamentos sabotadores que vêm junto a ela. Você falou da fome depois do almoço ou do jantar. Você tem prestado atenção na comida, enquanto come? Pois isso ajuda muito o controle, e sua falta de saciedade pode ter a ver com isso. "Estar presente" no momento da alimentação é fundamental, ou seja, nada de ficar estressada pensando no que precisa fazer depois, etc. Outra coisa: o que você tem comido nas refeições? Será que é muito pouco?

Quanto aos pensamentos sabotadores, você consegue identificá-los? Geralmente eles são do tipo que "minam" a nossa persistência. Tente, após escrever quais são, questioná-los em sua veracidade, avaliar que comportamentos que você acaba tendo por causa deles e que comportamentos alternativos, e mais proativos, você poderia ter em seu lugar.

Espero ter ajudado!

Beijão,

Lia

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro seu blog!

Ju1986 disse...

também não páro de pensar em comida. não tem como ensinar um jeito que funcione pra eu me distrair?