sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tratamento da obesidade: considerações.



a) A obesidade não é transtorno psiquiátrico, nem "perder peso" é comportamento.

b) Tratamento: mudança de comportamento é necessidade absoluta no manejo da condição de obesidade, sobretudo no que diz respeito aos comportamentos que influenciam a ingestão de nutrientes e o consumo calórico. Esses padrões comportamentais e seus determinantes são surpreendentemente complexos e individualizados.

c) O objetivo do tratamento é o manejo, em vez da cura. Isto requer intervenção a longo prazo, que leve em consideração as características e circunstanciais do paciente individual.

d) O foco deve ser colocado na mudança do estilo de vida - desenvolver padrões regulares e duradouros de comportamento que sustentem a consecução e a manutenção de um peso mais baixo, a despeito das influências genéticas, interpessoais e ambientais.

e) A abordagem presume (1) mudança a longo prazo; (2) ênfase na manutenção do peso, e não em sua perda; (3) transferir a atenção do paciente da mudança de peso para um alvo mais controlável, que é a mudança de comportamento.

f) A obesidade é um transtorno heterogêneo, sendo provável que diferentes tratamentos sejam efetivos para diferentes indivíduos. Por isso a importância de se desenvolver critérios que se adaptem às necessidades dos indivíduos, ao invés de procurar determinar a melhor abordagem, isto é, aquela que é a melhor para todos os indivíduos obesos.

Um comentário:

Denise Carceroni disse...

Oi!
Você participou da postagem coletiva pelo Dia Nacional de Combate à Obesidade. Gostaria de dizer que o Blog continua aberto sempre que desejar participar com um texto.

Um abraço

Denise Carceroni