domingo, 2 de novembro de 2008

Como avaliar o diário alimentar?


Patrícia enviou um e-mail que me deixou bastante satisfeita: ela tem preenchido um diário alimentar e gostaria de ter algumas dicas de como avaliá-lo. Perfeito! Questão de quem está engajada de verdade, de dentro para fora.

Vou listar aqui alguns parâmetros que utilizo, OK?

1. Quando se come, ou seja, o padrão temporal da alimentação.

Perguntar-se:

faço as refeições principais?
faço lanches programados entre as refeições?
belisco entre as refeições?
fico muito tempo sem comer?
pulo refeições?
meu padrão se mantém ou muda dependendo do dia?
em que momentos do dia tenho maior propensão de ter um episódio de compulsão alimentar?

2. Quanto se come.

Perguntar-se:

qual o tamanho das minhas porções?
eu repito o prato?
como tudo o que há no prato?

3. O que se come.

Perguntar-se:

quais alimentos e bebidas mais contribuem para as calorias consumidas?
tenho consciência das diferentes quantidades calóricas dos diversos alimentos?
quais aspectos do comer percebi como excessivos?
evito algum tipo de alimento?
como de forma variada?

4. Onde se come.

Perguntar-se:

costumo comer em lugares que não são nem a cozinha, nem a sala de jantar?
como assistindo TV?
como enquanto faço outras atividades?

5. Outras questões.

Perguntar-se:

tenho compulsões?
sinto falta de controle ao comer?
como quando estou cansado? - isso se percebe quando se faz uma coluna do diário relativa aos pensamentos e sentimentos relacionados ao comer.

Enfim, são algumas idéias.

Espero ter ajudado, Patrícia!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas essas dicas!
Na verdade não adianta muito fazer um diário alimentar se não houver uma análise crítica pra identificar os possíveis problemas e ir atrás das mudanças, né?
:)

Karina disse...

Gostei das dicas!