quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quem são as crianças que se sentem gordas apesar de terem peso adequado?


As crianças aprendem cedo, nas famílias e meio social, a valorizar o corpo magro. Cabe a nós nos debruçarmos de forma séria sobre tal questão, nos questionarmos as causas da força que tem essa valorização, e compreendermos melhor como ela se instaura de maneira tão central na representação que o indivíduo tem de si mesmo, desde a infância.

Que fatores estão associados a uma insatisfação com o peso em crianças de 8 a 11 anos que, apesar de terem peso normal, acham-se gordas?

Foi esta a questão que as pesquisadoras Andréa Poyastro Pinheiro e Elsa Regina Justo Giugliani tentaram abordar em um estudo transversal com 901 escolares residentes em Porto Alegre. As crianças tiveram peso e altura aferidos e responderam um questionário com escala de auto-estima, autopercepção do peso e percepção da expectativa dos pais e amigos em relação a seu peso.

A análise dos resultados revelou que os escolares sem sobrepeso que se achavam gordos com mais freqüência eram do sexo feminino, tinham 11 anos de idade, maior IMC, menor auto-estima e tinham a percepção de que os pais e os amigos gostariam que eles fossem mais magros.

A variável que se mostrou mais fortemente associada a sentir-se gordo entre as crianças sem sobrepeso foi a percepção da expectativa dos pais em relação ao peso da criança. Crianças que achavam que os seus pais preferiam que elas fossem mais magras tiveram uma chance três vezes maior de se sentir gordas. Esse achado corrobora a idéia de que, até os primeiros anos da adolescência, os pais exercem grande influência na aparência e no estilo de seus filhos. Por outro lado, é possível que a percepção da expectativa dos pais em relação ao peso da criança esteja distorcida e amplificada em razão da própria imagem corporal negativa que a criança apresenta de si mesma. Outro aspecto a ser considerado é a questão do modelo que os pais representam para os filhos. Estariam essas crianças refletindo a imagem corporal negativa não de si mesmas, mas de seus pais? Alguns estudos sugerem que existe correlação entre preocupações a respeito do próprio peso por parte dos pais e problemas de estima corporal e preocupação com o peso nos filhos.

J Pediatr (Rio J). 2006;82(3):232-5

Quem são as crianças que se sentem gordas apesar de terem peso adequado?
Andréa Poyastro Pinheiro, Elsa Regina Justo Giugliani


Um comentário: