segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mais açúcar do que imaginamos!







Interessante o site de Marshall (http://marshallbrain.com/science/)! Tem vídeos com experimentos fáceis de fazer e bastante ilustrativos.

Nesse vídeo que coloquei aqui, ele mede quanto açúcar tem numa latinha de refrigerante. No caso do experimento, são 39 gramas. Ele propõe que peguemos 39 gramas de açúcar, então (com ajuda de uma balança ou de medidas equivalentes), e coloquemos sobre um papel. É uma ótima forma de visualizar o açúcar consumido quando se bebe, "ingenuamente", uma latinha.
Dá para fazer isso olhando nas informações nutricionais da bebida. No caso da latinha de refrigerante, vamos arredondar para 40 gramas de açúcar. Supondo que uma colher de chá tenha por volta de 4 gramas, 40 gramas equivalem a 10 colheres de chá! Coloque esse tanto de açúcar num prato e olhe bem para ele! Dá para acreditar? Você comeria esse mesmo tanto de açúcar, se ele não estivesse "disfarçado", dissolvido na bebida?
Será que são necessárias 10 colheres de chá de açúcar, para ficar gostoso?? Marshall sugere que se encha um recipiente com água (mais ou menos 350 ml) e que se vá acrescentando colheres de açúcar. A cada colher, experimentar. Com quantas colheres de açucar fica bom?
Num programa de educação em saúde, fizemos um refrigerante na frente dos alunos. Usamos água com gás, limão e açúcar. Este último foi sendo colocado pouco a pouco na garrafa de 2 litros, com ajuda de uma colher de sopa. Íamos acrescentando açúcar e a cada 5 colheres, pedíamos que experimentassem o refrigerante e dissessem se estava bom, se se parecia com um refrigerante comprado no supermercado. Foi divertido. Chegamos a mais de meio quilo de açúcar para que se parecesse com um refrigerante! Foi um susto! Legal que ficamos sabendo, depois, que muitos deles reduziram a quantidade de refrigerantes no seu dia-a-dia!!
Para finalizar, do blog Vitaminado, da minha amiga Márcia Daskal:
(...) um terço do consumo energético médio e do consumo de açúcar dos norte-americanos vem dos refrigerantes. Com um agravante: doce líquido não gera saciedade, só aumenta o centro da fome! Ou seja: você bebe, esse açúcar é absorvido rápido, dá pico de insulina, que faz estocar gordura, gera hipoglicemia, que faz comer mais, estimula o centro da fome no cérebro… Por isso, nem pense em matar a vontade de doce bebendo refrigerante. É melhor comer um doce, que satura as papilas gustativas e sacia.
Antes de pensar como os americanos são incríveis, pense no que tem acontecido com o tamanho das garrafas de refrigerante no Brasil nos últimos anos. Ou nos copos que são vendidos no cinema e em combos das cadeias de fast food.
O Brasil já é o terceiro consumidor mundial de refrigerantes, atrás apenas de Estados Unidos e México. Aqui, o consumo per capita de açúcar proveniente de refrigerantes é de 6,3 kg por ano, ou cerca de 13% do consumo anual (per capita) de açúcar no país. Pense: são 6 sacos de açúcar por ano! Em 2007, o consumo de refrigerantes no Brasil cresceu 7%."

3 comentários:

Jussara disse...

ái ái ái estou perdida! A gente não se toca que é tanto açúcar assim!

Manu disse...

Ecaaaaa! Ver o açúcar é uma boa para evitar.

Manu disse...

Eu não sabia que bebida adoçada não saciava a vontade de doce. Interessante.