terça-feira, 3 de julho de 2012

O doce, as abelhas e os problemas metabólicos


Cientistas da Universidade do Estado do Arizona descobriram que as abelhas podem nos ensinar a respeito de conexões básicas entre a percepção dos gostos e problemas metabólicos em humanos.

Fazendo experimentos com a genética das abelhas, os pesquisadores identificaram conexões entre a sensibilidade ao açúcar, a fisiologia do diabetes e o metabolismo dos carboidratos. Abelhas e seres humanos podem compartilhar parcialmente essas conexões.
Os pesquisadores explicam como, pela primeira vez, conseguiram tornar inativos dois genes no módulo de regulação de comportamentos relacionados à comida, na abelha. Fazendo isto, eles descobriram um possível link molecular entre a percepção do sabor doce e o estado de energia interna.
A sensibilidade da abelha ao açúcar revela sua atitude em relação à comida, a idade dela quando começou a procurar néctar e pólen e o tipo de comida que prefere coletar. Ao suprimir esses dois genes, as abelhas tornaram-se mais sensíveis ao gosto doce. Interessantemente, estas abelhas também tinham os níveis de açúcar no sangue bastante elevados, e baixos níveis de insulina, semelhante às pessoas que têm Diabetes tipo 1.
Os pesquisadores estão tentando compreender exatamente como se aumentou a percepção ao gosto doce, com o experimento. O tecido mais ativo metabolicamente na abelha pode dar a resposta. Esse tecido é semelhante ao fígado e à gordura abdominal em humanos, já que ajuda no armazenamento de nutrientes e na criação de energia.
A percepção do gosto evoluiu como um mecanismo de sobrevivência, tanto para as abelhas quanto para os seres humanos. Por exemplo, comidas amargas podem conter veneno, ou o gosto doce pode significar que a comida é rica em calorias. Em todos os animais, a percepção dos gostos deve comunicar-se adequadamente com o estado energético interno para controlar a ingestão de alimentos e manter as funções vitais normais. Sem isso, uma percepção pobre de gostos pode contribuir para comportamentos alimentares não saudáveis e problemas metabólicos, como diabetes e obesidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante Lia! Você pode me passar a referência? Obrigada.

Carla Nuñez disse...

Muito interessante Lia! Você pode me passar a referência?Obrigada.