terça-feira, 17 de julho de 2012

Começando diferente: auto-eficácia e efeito-sanfona.


Frente à grande quantidade de pessoas que iniciam um programa de perda de peso e desistem, ou que chegam ao peso desejado mas fracassam na manutenção, nos perguntamos: será que é possível prever o sucesso do emagrecimento, antes mesmo de começar o tratamento?

Se tivermos idéia de que variáveis estão envolvidas com tal sucesso, podemos evitar que a pessoa que deseja perder peso inicie um processo em vão, criando mais frustração e descrença ainda. O "efeito-sanfona" não é prejudicial apenas em termos fisiológicos. Também tem consequências devastadoras do ponto de vista psicológico.

Na psicologia tem um conceito que está diretamente relacionado ao sucesso na manutenção do peso: é o conceito de AUTO-EFICÁCIA, que é a avaliação que cada indivíduo faz da sua própria performance, de sua ação no mundo, da sua capacidade de modificar as coisas através da sua própria ação. Quanto mais experiências de sucesso eu tenho, e as reconheço como devidas aos meus esforços pessoais - e não a fatores externos ou sorte - mais garantia de que vou persistir nos meus objetivos por longo tempo. Quer dizer, se acredito que minha ação faz diferença, vou agir com mais força e superar obstáculos com mais facilidade e dedicação.

Voltando à questão do efeito-sanfona: como estaria o sentimento de auto-eficácia da pessoa após diversas tentativas de perda de peso? Zero, não é? Ela pode até começar outra dieta... mas já com o pé esquerdo, com grande previsão de fracasso!

O que eu quero enfatizar com tudo isso, é o cuidado que devemos ter ao iniciar um programa de perda de peso. Não adianta começar e pronto. Não devemos pensar "apenas em perder peso, seja do jeito que for". Devemos reconsiderar, pensar sobre esses sentimentos de impotência acumulados em nós para tentar mudá-los, enfrentá-los de frente. O ideal é pensar na manutenção desde o início: o que podemos já ir construindo e aprendendo para que não voltemos a engordar. Assim damos chance de sentir as consequências positivas de cada atitude bem pensada, aumentando - e muito - a chance de persistir na mudança de comportamento.


3 comentários:

Manu disse...

Fica quase impossível reagir, eu acho que não acredito mais que vou conseguir emagrecer.

disse...

Esta "blogueira" é demais. Entende tudo de obesidade e de transtornos. O fato é que estes são temas super importantes e ao mesmo tempo muito difíceis de se lidar, pois mexem muito com o emocional, com a auto-estima, com a própria imagem das pessoas. Parabéns à Lia. Com certeza são profissionais com a qualificação e capacidade dela que fazem o sofrimento das pessoas que têm estes tipos de problemas, diminuir.

Norah disse...

só dois dias e já estou viciada neste blog! acho que agora vou conseguir levar esta reeducação alimentar, tão sonhada, pra frente! estou sentindo firmeza e estes conceitos que acabo de ler, de repente fazem muito sentido e me fazem repensar minha postura frente à minha decisão de perder peso...Lia, parabéns! é a primeira vez que olho a dieta por este prisma!