sábado, 9 de agosto de 2008

Mais dicas para comer menos!



Gosto de dicas práticas. Vale a pena experimentá-las, podem dar certo para você!
Particularmente, confesso, a número 4 é de grande utilidade para mim!


1. Coma antes de comer

Acredite: essa é uma grande estratégia para evitar um prato tamanho GG no almoço e no jantar. Na prática, isso significa literalmente fazer uma boquinha antes de sentar-se à mesa. Uma pesquisa com 59 pessoas e que durou cinco semanas, realizada na Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que quem come uma maçã 15 minutos antes de uma refeição ingere 187 calorias a menos. E isso equivale a deixar de comer uma barra de chocolate ao leite de aproximadamente 40 gramas! Para chegar a esse resultado, os cientistas separaram os voluntários em três turmas: a primeira comeu a maçã, a segunda bebeu o suco da fruta enriquecido de fibras e a terceira ficou com a bebida pura. E só o primeiro grupo -- o da maçã inteira -- contentou-se com menos comida. Os estudiosos americanos concluíram que frutas in natura, em geral, deixam o prato mais magro. "A pectina, que é um tipo de fibra, dificulta a absorção de gorduras e açúcares", esclarece a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Outra tática é optar por uma entrada – um prato de sopa de vegetais pode reduzir o valor calórico em até 130 calorias. É como se você deixasse de engolir uma taça de vinho tinto com 150 ml! Mandar ver um prato grande de salada de folhas é mais uma boa pedida para não sentir tanta fome na hora H. Nesse caso, dá para reduzir em 12% o valor calórico da refeição. Só que a tal entrada deve ter entre 100 e 150 calorias, olha lá. E, só para variar, experimente um caldinho de vegetais com uma colher de sopa de flocos de aveia. "Esse cereal é rico em fibras solúveis, que formam um gel viscoso com a água, permanecendo mais tempo no estômago", conclui Lucyanna. E aí -- adivinhe -- nada de fome!


2. Encha o prato com......

alimentos fibrosos e ricos em água. Além da salada e da sopa de vegetais como entrada, é importante escolher, tanto na refeição principal como na sobremesa, ingredientes com maior quantidade de fibras. É o caso dos cereais integrais, que dão saciedade pra valer. Frutas como melancia e melão têm o mesmo efeito. E não se esqueça da gelatina, dos ensopados e dos cozidos, que também não deixam você exagerar nas comidas engordativas. "Assim como a maçã, todos esses itens aplacam a fome rapidamente", completa Andrea Rabay.



3. Mantenha sempre a lancheira a postos

Fazer pequenos lanches entre as refeições é fundamental para evitar picos de fome na hora do almoço e do jantar. Parece óbvio, mas nem todo mundo se dá conta de que ir para a mesa com fome de leão tem um resultado nefasto: um prato gigante. "Comer pequenas porções e mais vezes ao longo do dia não só diminui a fome como acelera o metabolismo", afirma o professor de educação física Carlos Simeão Júnior, de São Paulo, que é doutorando em nutrição. Logo, é importante ter sempre à mão um lanchinho saudável. Pode ser uma fruta, um iogurte, um punhado de frutas secas, uma barrinha de cereal integral ou um suco de caixinha -- sem açúcar, bem entendido.


4. Descanse se estiver cansado

E fique longe da geladeira. Se tem uma coisa que faz as pessoas perderem o controle na hora de botar comida no prato, ela se chama cansaço. "Para compensar esse estado, o corpo procura uma fonte de prazer -- e a mais fácil e prática é a comida", afirma a psicóloga Suzy Camacho, de São Paulo. Além disso, a exaustão nos dá uma falsa sensação de fome. E aí vamos buscar no alimento a energia de que nem precisamos de verdade. Resultado: acabamos escolhendo alimentos mais energéticos e, portanto, mais calóricos. "Fadiga se cura com repouso, um cochilo ou um banho morno, por exemplo, e não com calorias", lembra a psicóloga. Ou seja, evite fazer uma refeição enquanto estiver caindo pelas tabelas. Caso contrário, seu prato vai pesar -- e muito -- na balança.


Carla Conte
Site Abril

(retirado do site da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária - ABPC)

3 comentários:

Norah disse...

estas dicas vieram a calhar! realmente boas! comer antes de comer...comer por causa do cansaço...tudo tem a ver comigo. Adorei tb o organizador pois qdo saio de casa acabo ficando sem comer nos intervalos e aí...já viu na outra refeição eu ataco!

Karina disse...

É possível desvincular o prazer da comida e o cansaço, por exemplo? É possível associar outra coisa ao cansaço, que dê conta tanto quanto a comida?

Lia disse...

O poder reforçador da comida é muito grande, mesmo! Para alguns mais, para outros menos. É gostoso, prazer imediato, conforta...

Um dos esforços necessários, Karina, é exatamente em direção ao que você colocou: tentar associar o cansaço a algum comportamento que realmente dê conta dele, como tomar um banho morno, descansar, ouvir uma música relaxante...

É difícil, mas depende também de um esforço consciente.