sábado, 23 de agosto de 2008

O que comer? Pergunte ao OUTRO!



No meio de tantas regras, certos e errados, saudáveis e péssimos para saúde, calóricos, light e diet... aonde fica o prazer em comer????

Parece que a relação com a escolha da nossa alimentação é heterônoma, de exterioridade. Nos foi roubada a intuição, o instinto, a regulação pelo apetite, pelo paladar, pelo olfato, pelo olhar... Não confiamos mais em nós mesmos! Está tudo bagunçado!

Como nos EUA, associamos, atualmente, alimentos e saúde. Eu não sei o que posso comer, o OUTRO é quem sabe melhor que eu. O saber está fora de mim. Na ilusão de conseguirmos nos adequar, perdemos a pista do que fazer.

Cadê a "alma" da comida? Cadê a nossa?!?

6 comentários:

Jussara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jussara disse...

Existiu um tempo no qual comida e saúde não eram relacionados?

Manu disse...

Realmente, os prazeres da mesa foram trocados pelas proibições.

Norah disse...

eu acho que é uma tendência geral da escolha de vida de nossa espécie: o "outro" escolhe quanto e quando devemos trabalhar, assim como nos divertir, assim como o quê assistir, o que ouvir, o que comer, o que vestir...e assim por diante..., infelizmente, a gente se deixa levar pois é mais cômodo e a gente se sente "enquadrado"...há um mêdo em se sentir "diferente", ter escolhas próprias...tipo: "COMO VOCÊ NÃO GOSTA DE...!!!"

Lia disse...

Jussara, sei de uma época onde o tipo de comida era associado à classe social e às necessidades específicas de cada classe, explicação entrelaçada a significados e metáforas que justificavam tal distinção... muito interessante. Vou postar! Aguarde!

Lia disse...

E quem dita tais regras, Norah? Como são "escolhidas"? O que você acha?