quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Privação de sono e escolhas alimentares


A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição endêmica na sociedade moderna, e a literatura atual tem encontrado importantes associações epidemiológicas entre o prejuízo no padrão habitual do sono e a obesidade.

Algumas evidências apontam que a privação de sono parece aumentar não somente o apetite, como também a preferência por alimentos mais calóricos.

Experimentos com pessoas privadas de sono mostraram que o apetite por nutrientes que continham alta quantidade de carboidratos, incluindo doces, biscoitos salgados e tubérculos, aumenta, mas o apetite por frutas, vegetais e alimentos com alta quantidade de proteínas é pouco afetado. Há, também, uma grande preferência pelo consumo de lanches rápidos e calóricos durante o horário de trabalho nos trabalhadores noturnos. Essa preferência é bastante preocupante, pois além de os indivíduos com perda de sono apresentarem um padrão hormonal predisponente para uma ingestão calórica aumentada, o preenchimento dessas calorias tende a ser feito com alimentos de baixa qualidade nutricional.


Relação entre Sono e Obesidade: uma Revisão da Literatura
Crispim et al.
Arq Bras Endocrinol Metab 2007;51/7

4 comentários:

Anônimo disse...

Em relação ao dormir mais ou menos e alimentação; me faz pensar, e nas férias, que os horários ficam todos descontrolados? Como será que fica a relação sono, alimentação?

Jussara disse...

Eu tenho insônia, isso pode dificultar minhas tentativas de emagrecer, não é?

Norah disse...

meu problema em não dormir é que aumenta as chances de comer...dormir cedo é uma maneira de fugir da comida...mas nem sempre é viável dormir cedo...então me empanturro de gelatina diet...

Paty disse...

Eu durmo muito mal, quase todas as noites. Fico ansiosa antes de pegar no sono e aí demoro muito pra me distrair. Como dormir melhor?