terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Manutenção de peso com e sem cirurgia bariátrica.


Entre pessoas que tiveram sucesso na redução e na manutenção ponderal, qual a diferença entre os que fizeram cirurgia bariátrica e os que as atingiram através de métodos não-cirúrgicos?

Bond (Brown University) e colaboradores publicaram um artigo a respeito no International Journal of Obesity. Eles estudaram a manutenção do peso de 105 pessoas que haviam passado pela cirurgia, e de 210 pessoas que haviam perdido peso sem ela, numa avaliação prospectiva de 1 ano.

Os participantes dos dois grupos relataram ter perdido por volta de 56 kg, inicialmente, e de ter mantido no mínimo 13,5 kg a menos nos últimos 5,5 anos. Durante o ano do estudo, em ambos os grupos, houve reganho de 1,8 Kg, em média. Porém...

... aqueles que foram operados relataram menos atividade física, maior consumo de fast food e gordura, menor controle alimentar, maior depressão e estresse!

Podemos concluir que a manutenção do peso pode ser alcançada por métodos não cirúrgicos, mas depende de esforços comportamentais mais intensivos. Em outros termos, como comentado pelo Dr. Sharma em seu blog, a cirurgia da obesidade parece ser mais clemente, mais flexível que o manejo do estilo de vida por si só, quando se trata de manutenção ponderal. Ou seja, apesar de terem se exercitado menos, de terem comido mais gordura e fast food, de relatarem maior estresse e depressão e menor controle alimentar, os pacientes cirúrgicos foram capazes de manter o mesmo tanto de peso perdido que os do outro grupo.

Dr. Sharma acrescenta: "tenho poucas dúvidas de que esses mesmos pacientes cirúrgicos, se dependessem de uma mudança de estilo de vida, apenas, sem a cirurgia, teriam tido resultados muito piores."

Mas cuidado! Isso não significa que quem faz a cirurgia pode "ficar tranquilo", porque, "cuidando-se ou não, vai emagrecer". Não é assim! A mudança no estilo de vida é fundamental para todos, tanto para o emagrecimento quanto, óbvio, para a SAÚDE.

Um comentário:

Norah disse...

É ONDE MORA O PERIGO! PELO QUE ESTOU ENTENDENDO, NÃO HÁ UM COMPROMETIMENTO ENTRE MÉDICO E PACIENTE PARA SEGUIR, TANTO ANTES COMO APÓS CIRURGIA, UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. DEVERIA SER UMA DAS EXIGÊNCIAS DOS MÉDICOS ANTES DE OPERAR...POIS A IDÉIA NÃO É "FICAR MAGRO" POR ESTÉTICA, MAS PARA NÃO ARRISCO DE ADQUIRIR DOENÇAS RELACIONADAS TB. À ALIMENTAÇÃO NÃO ADEQUADA E À FALTA DE EXERCÍCIO! UM MAGRO PODE TER UM COLESTEROL ALTO...DIABETES...ETC...
O MÉDICO QUE OPERA UM PACIENTE SEM CONSCIENTIZÁ-LO DO PERIGO, ESTÁ COLABORANDO COM A ACOMODAÇÃO DO PACIENTE QUE "VIVERÁ FELIZ E MAGRO PARA SEMPRE" ATÉ SOFRER UMA CONSEQUÊNCIA GRAVE POR NÃO TER SIDO BEM ORIENTADO.