terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ESTRESSE E OBESIDADE

"(...)Uma das mesas de debates que chamou a atenção dos especialistas abordou a questão hormonal e sua ligação com a obesidade. A especialista americana, Dra. Zofia Zukowska, mostrou a existência de forte relação do estresse com o hormônio neuropeptideo Y. A lógica demonstrada foi que, quanto mais estresse, maior a secreção de adrenalina, que ao ser metabolizada, se transforma em outro hormônio ativo, responsável pelo estoque de gordura. Ou seja, além de elevar o ganho de peso e aumentar a fome, o estresse também provoca o crescimento da célula gordurosa.

Na palestra “Human Obesity Genes”, o Dr. Peter Arner mencionou um processo semelhante. Segundo ele, pesquisas científicas demonstram que o estresse também aumenta a quantidade de glicorticóide, provocando fome e estimulando a produção de insulina, que induz a mais apetite. "

Trecho do texto da jornalista Cristina Dissat sobre o
Congresso da American Diabetes Association - 2008, para REVISTA ABESO

7 comentários:

Débora disse...

Olá!

Vim aqui parar sem querer e ADOREI! Sou Portuguesa, estou mesmo mesmo a terminar a minha licenciatura em Nutrição e hoje já aprendi um bocadinho mais :) Parabéns e continua a por aqui estes temas interessantes!

Beijinho*

Lia disse...

Débora!

Que legal que você gostou do meu blog! Vi que você também tem um; vou visitá-lo. Vamos trocar comentários, que tal?

Abração!

Karina disse...

Lia, eu também estou adorando o teu blog!

Jussara disse...

Existem "níveis" de estresse, né?

Karina disse...

Lia, coloque mais post sobre estresse e alimentação pra gente!

Ju1986 disse...

Acho que está todo mundo estressado e com problemas de peso! Kakakaka! Também quero saber mais. Tem algum teste de estresse?

Norah disse...

Lia,
sendo o estresse um fator biológico tão proeminente quanto se trata de alimentação, não haveria uma alimentação para diminuir o estresse, na qual, sei lá que hormônio seria liberado e controlaria a ansiedade e o estresse?
Falei bobagem?