quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Não se engesse!"


Posto aqui dois trechinhos de um post que li num blog de nome super-criativo:

"Mini Size Us - Emagrecendo Juntos". (http://minisizeus.com/). O blog é do casal Jana e Fábio.

Adorei!

Nesse post, Jana escreve sobre auto-estima e emagrecimento:

“Eu acredito que a auto-estima deve ser trabalhada todos os dias e que aos poucos aprendemos a nos conhecer melhor e a entender nossos pontos fortes, sem nos esquecermos que podemos trabalhar os pontos mais fracos também, em vez de nos acostumarmos a eles. O que é mais viável? Esperar ou começar agora a viver?”

(...)

“Não podemos esquecer que aprimorar-se é um processo e é contínuo. Só deixaremos de nos movimentar, de aprender, de nos relacionar com o outro ao deixarmos este mundo, mas até lá temos muito a trazer para nossa vida e nunca devemos perder a noção de que não somos seres prontos. Estamos em constante transformação.”

Ou seja, frente à multiplicidade de quem somos, é estar "engessado" depender de apenas um fator (a aparência, no caso), para gostarmos de nós mesmos e acharmos que temos valor. Fator central mantenedor dos transtornos alimentares, inclusive, é a avaliação de si quase que exclusivamente baseada na aparência, na forma e no peso do corpo.

Falei hoje mesmo com uma paciente que podíamos usar a metáfora do condicionamento físico para as questões psicológicas, também. Ou seja: quem está muito sedentário fisicamente, cansa-se muito facilmente com qualquer esforço. O que fazer? Começar a caminhar, a se mexer, pouco a pouco, de forma constante. Até que “se ganha em condicionamento físico”, e o cansaço é combatido.

Gostar da gente mesmo também depende de uma construção, de um esforço, de insistência em tentar acertar, em uma busca constante. O cansaço emocional e o desânimo podem, tal qual “a falta de condicionamento físico”, ser “combatidos” com AÇÕES e maior flexibilidade no pensamento. Precisamos, portanto, começar a "caminhar", e não esperar o momento propício ou ideal para tomar uma atitude.

Um comentário:

Norah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.