quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Subir ou não na balança... eis a questão!




Ficar controlando o peso, de forma sistemática, ajuda ou dificulta o emagrecimento? Será que ajuda, dando pistas sobre o resultado dos nossos esforços, possibilitando a decisão de manter ou de mudar as estratégias? Será que atrapalha, aumentando as expectativas e a ansiedade, e também a fixação num único indicador de sucesso (o peso)?

Questão difícil.

Por um lado, sabemos que o peso em si não é uma medida muito exata de saúde. Existem outras variáveis, como a localização do excesso de gordura no corpo, por exemplo, que são até mais importantes. Ter uma alimentação saudável e ser ativo é recomendável em qualquer peso, e magreza não é sinônimo de longevidade.

Sabemos, também, que a preocupação exagerada com o peso é central na manutenção dos transtornos alimentares... leva a pessoa a fazer dietas restritivas e a ter comportamentos outros que acabam por atrapalhar a regulação normal do apetite. Subir na balança com muita frequência reforça tal vigilância e controle em relação ao peso.

Por outro lado, não se pode negar o impacto que o excesso de gordura tem na nossa saúde. Prevenir ou tratar a obesidade é fundamental!

Podemos argumentar que não se pesar é uma forma de fugir dos controles aversivos que nos ajudariam a tomar uma decisão a respeito da perda de peso. Não favorecendo a consciência do problema, vamos engordando sem perceber...

Uma pesquisa publicada em 2006 no New England Journal of Medicine mostra que, num período de 1 ano e meio, pacientes que tinham perdido antes disso por volta de 19 kg, quando se pesavam todos os dias, tinham menos chances de engordar 2.3 Kg ou mais. Ou seja, pesar-se de forma regular previne ganho de peso no período de manutenção.

Outra pesquisa, de 2007, no Journal of Consulting and Clinical Psychology, mostra que o hábito de subir na balança diariamente não tem efeitos negativos para a dieta, muito pelo contrário: ajuda a manter a restrição alimentar, diminui a desinibição ligada ao comer e diminui sintomas depressivos.

Ou seja, pesar-se regularmente é bom, mostram as pesquisas e a experiência. Particularmente, porém, não acho tão interessante tornar isso um hábito diário durante a reeducação alimentar do indivíduo e seu processo de emagrecimento. Acredito que isso aumenta, sim, a fixação com o peso. Muita gente fica obcecada com a balança! O peso varia demais, por causa de retenção de líquido, constipação ou uso de diferentes roupas. A tendência de que o indivíduo fique frustrado quando se pesa todos os dias é bastante grande. Aumenta a chance de abandono do tratamento.

Talvez seja interessante o intervalo semanal entre pesagens durante a perda de peso, e o intervalo diário durante a fase de manutenção. Acho que, também, subir na balança uma vez por mês no consultório do médico ou do nutricionista é bastante útil para manter a adesão ao tratamento.

5 comentários:

Norah disse...

LIA, DURANTE A FASE DE EMAGRECIMENTO, NA QUAL ME ENCONTRO, PARA MIM É FUNDAMENTAL ME PESAR DIÁRIAMENTE: ME PERMITE SABER SE ME "COMPORTEI" DE MANEIRA ADEQUADA DURANTE O DIA. MAS CONCORDO COM VOCÊ, O PESO MUDA CONFORME RETENÇÃO, POR ISSO SEMPRE ME PERMITO, SEM HISTERIA, UMA FOLGA DE 500GRS A MAIS. SE FOR MAIS, NO DIA SEGUINTE REPENSO O MEU COMER. MAS QDO VEJO QUE CONSIGO MANTER, ME REFORÇA LEGAL!

Lia disse...

Isso é ótimo, Norah!
A questão é achar o que dá certo para si! É muito importante ter um controle. O que não dá é para resumir a vida a isso!

Manu disse...

Sempre que eu evito de me pesar, eu engordo.

Anônimo disse...

Eu subo na balança todo santo dia, no mesmo horário e com a mesma roupa.
Passei um bom tempo evitando porque sabia que estava engordando, agora não fujo mais.
Tenho consciência das variações normais no peso (no período pré-menstrual chego a "engordar" 2 kilos!) mas não me deixo frustar se o ponteiro da balança subir um pouquinho :)

Sou quase-psicóloga rs e adorei a abordagem do blog, vou vir sempre!

Bom fds, bjinho!
Nanda

Lia disse...

Bacana, Nanda! Seja muito bem vinda!