segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Redescobrindo o prazer em comer


Neste fim de semana eu e meu marido fomos almoçar num lugarzinho novo pra nós. Foi meio sem querer, a escolha. Na verdade, foi totalmente por acaso! Passamos na frente do restaurante; chamou-me a atenção a decoração aconchegante, simples, colorida. Quis xeretar. Diminuí o passo e reparei numa cortininha de crochê colorida e nos garçons com aventais compridos, quadriculados. Fiquei com vontade de entrar. Lugar pequeno, sem barulho, as mesas no capricho. Todas as toalhas de mesa e guardanapos diferentes. Um cheiro gostoso de comida quentinha. No bufê, pratos coloridos, feitos com cuidado e carinho. Dava pra perceber.

Aquele almoço foi uma experiência e tanto. A gente fica tão habituado a comer em restaurantes por quilo, em praças de alimentação de shoppings, ou comidas congeladas em casa, que nos esquecemos que, em se tratando de comida, NÃO É TUDO IGUAL!!!!! Existem variações, preferências, temperos... um jeitinho especial de preparar... uma comidinha caseira... uma refeição cheia de memórias da infância e da cultura em que nascemos.

Nessa vida massificada, como fica o prazer em comer?!?

E você, permite-se ter prazer ao comer? Seus sentidos são engajados em cada refeição, ou você come sem nem perceber? Você come alimentos gostosos, que fazem com que você se sinta bem com seu corpo? Na hora mesmo em que come e também depois?

Imagine-se comendo de uma forma apaixonada, com muito prazer. O que exatamente inclui esse comer prazeroso? Imagine a cena... como seria? Isso varia de pessoa para pessoa, de refeição para refeição. Mas eu acredito que podemos levantar algumas coisas em comum na descrição de um comer com vontade, um comer gostoso e agradável.

Por exemplo, um sorvete de chocolate belga da Haagen Dazs, na casquinha, enquanto exploro uma cidade nova, de férias... hummmm...

Mas, pensando numa refeição de dia-a-dia, de hábito. Como seria, pra você, uma refeição prazerosa?

Tente imaginar a cena em todas as suas particularidades...

4 comentários:

Manu disse...

Eu adoro comida caseira. Arroz, feijão, bife grelhado, batatinhas... nham!

Lia disse...

Ái, Manu... e eu gosto de macarrão ao forno feito pela minha mãe! E o famoso bolo de bolacha que ela fazia nos meus aniversários!

Projeto energia e movimento disse...

qual é o nome do restaurante e onde fica? fiquei curiosa!

Lia disse...

É o Bistrô da Sara, no Bom Retiro!
Fica na rua da Graça, 32.
Vale a pena conferir, viu?
Abraço!