sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Linhas de comparação: onde me situo?

Apresentarei aqui uma adaptação de um método muito interessante, que é utilizado no Centro de Terapia Cognitiva da Califórnia para ajudar o paciente a ter uma percepção mais realista de si mesmo, de seus problemas, além de melhorar sua autoavaliação. Tenho usado esse exercício no consultório, e tenho tido ótimos resultados.


Trata-se de construir linhas de comparação:

a pessoa deve situar-se num continuum, comparando-se...


...com os demais (por exemplo, com pessoas da própria idade);


...com momentos diferentes de sua vida(por exemplo, com o mês passado);


...com seus desejos (por exemplo, com uma situação ideal ou com um objetivo);

etc.

Pode-se escolher os mais diversos aspectos da personalidade, da aparência, do comportamento... enfim!


Essas pontuações comparativas ajudam a pessoa a sair de uma visão de mundo "tudo ou nada" - que mutas vezes acarreta uma visão de si mesmo como 'nada, um fracasso'. Relativiza-se a idéia de que 'sou pior que os outros', ou que 'todos os outros são capazes e eu não', ou ainda que 'sou a pessoa mais gorda/feia do mundo'.


Uso muitas vezes este exercício para trabalhar uma imagem corporal "distorcida".


A pessoa deve registrar, em diversos momentos do dia, uma nota para si em relação à proximidade de um ideal



Peço para que a pessoa situe cada um de seus amigos e membros de sua família numa escala de 0 a 10, em função de seu aspecto físico.


Peço também que se compare com os demais, dando também uma nota para si mesmo.

Por exemplo, a pessoa pode, todos os dias, pontuar sua aparência em função de como se sente e de como se vê, comparando-se com:


a) o dia anterior,

b) seus amigos,

c) sua família.


Pode perceber que nem sempre se vê da mesma forma, que sua imagem corporal depende do humor, enfim...

Bacana, né?

6 comentários:

Karina disse...

Complicado, eu acho, pois quando estou deprimida me acho nota zero em tudo. Precisaria fazer um esforço para relativizar...

Lia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wania disse...

vou tentar fazer com a imagem do meu corpo.

Juliana disse...

Cômico! Vou me sentindo mais gorda a medida que o dia vai passando! Acordo magra e vou "engordando", de acordo com minha percepção de mim!

Sissi disse...

Mas é isso mesmo, Karina. Se você fizer depois, em outro momento menos depressivo... aí você vai vendo que o jeito que você se vê muda com o seu ânimo.

Lua Ugalde disse...

Muito bacana esse post. A comparação realmente nos coloca um pouco mais próximos da realidade...gostei mesmo!