terça-feira, 31 de março de 2009

Compulsão alimentar: parte 1

Deadea, manu, e todos os outros que querem saber mais sobre controle do impulso para comer... resolvi fazer um resumão de vários posts do blog que falam sobre o assunto, para que tiremos algumas conclusões e dicas do que fazer.

Aqui vai a primeira parte das dicas:


Dormir bem: a privação de sono parece aumentar não somente o apetite, como também a preferência por alimentos mais calóricos (post de 15/01/09).

Usar técnicas de controle do estresse:
- as pessoas que sofrem de estresse têm mais chances de sentir desejos mais intensos que possam satisfazer de forma compulsiva, como comer.
- pesquisas científicas demonstram que o estresse aumenta a quantidade de glicorticóide, provocando fome e estimulando a produção de insulina, que induz a mais apetite.
- quanto mais estresse, maior a secreção de adrenalina, que ao ser metabolizada, se transforma em outro hormônio ativo, responsável pelo estoque de gordura. Ou seja, além de elevar o ganho de peso e aumentar a fome, o estresse também provoca o crescimento da célula gordurosa.
(posts de 26 e 27/01/09)

Identificar e combater os pensamentos sabotadores automáticos: a cada pensamento sabotador identificado, temos que tirar da manga uma resposta mais funcional e adaptativa. E repeti-la a cada situação, com persistência, pensando sempre nos motivos que se tem para perder peso.(posts de 22/01/09 e 27/06/08).

Comer com calma: há várias razões pelas quais comer rapidamente pode contribuir para a obesidade. Este hábito pode interferir no sistema de sinalização que diz ao cérebro para parar de comer porque o seu estômago está cheio. Se você come rapidamente, você está enchendo o seu estômago antes que essa sinalização ocorra (post de 03/12/08).

Planejar refeições com antecedência sempre que possível: com a falta de tempo, com a correria, com o cansaço, acabamos por preferir alimentos práticos e de rápido preparo, geralmente industrializados e de alto valor calórico. Onde vou comer hoje, que ofereça algo não muito calórico? O que posso deixar semi-pronto e saudável, em casa? (post de 25/11/08).

5 comentários:

Norah disse...

Lia, adorei a idéia de juntar vários itens referentes a um mesmo comportamento: fica como um pequeno manual. Perdi muitos kgs graças ao teu blog porque eu o lia todos os dias e anotava as dicas (como usar cumbuca do tamanho certo, comer na mesa prestando atenção á comida, e várias outras). Quando surgia a compulsão, eu tinha feito um trato comigo mesma, assim: acesso, por meia hora o blog da Lia e, se a compulsão não parar, eu me permito comer.... e sempre, fazendo isto, superava a compulsão, pois xeretava todos as postagens, relendo as posturas...enfim...emagreci 26 kgs! Falta eu emagrecer mais 10 kgs e como eu tinha parado de entrar no teu blog, estanquei! Mas hoje volto, decidida a continuar a ler tuas colocações de grande valor, de grande sensibilidade, que me ajudaram a me enxergar, a me reeducar, a me ajudar. Tenho certeza que agora vou partir para a reta final! Conto contigo!

Jussara disse...

Gostei da idéia, vai ajudar. Tem mais, né?

Ju1986 disse...

Quero as dicas de técnicas de controle do estresse!

Karina disse...

O blog também me ajuda muito, Nora.

Alimentando a auto estima disse...

Oi minha flor!
Conheci seu blog através do google pesquisas e amei estar aqui.
Estou fazendo com muita calma pq sofro de compulsão alimentar.

Amei suas postagens!

Parabéns minha amiga...assim podemo ajudar umas as outras!

Fiquem com Deus!