quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Planejamento é super-importante


 
Estive pensando em algo que surgiu durante uma sessão, conversando com uma paciente a respeito das dificuldades em adquirir e consolidar hábitos novos de alimentação. Em um determinado momento, perguntei: "e se alguém cuidasse inteiramente das tuas refeições, ou seja, se preparasse coisas gostosas, saudáveis e variadas, nas quantidades certas, se te avisasse os horários de comer, fizesse as compras no supermercado com você... você acha que seria mais fácil emagrecer? Será que a reeducação alimentar seria tão penosa?"

"Ah, aí seria muito mais fácil, sem comparação! Aí não teria que me preocupar o tempo todo com como fazer, com o que fazer, poderia relaxar.

Pois é...

A gente sempre ouve que "comida de dieta" é sem graça, que é difícil abandonar os alimentos gostosos e muito calóricos. Mas acredito que a dificuldade vai muito além da qualidade sensorial da dieta em si.
Contribui, e de forma forte, o esforço que se deve fazer com o planejamento, e também frente às diversas escolhas que nos são apresentadas.

O quanto da dificuldade não estaria, exatamente, em se ter a "oportunidade", e até mesmo "obrigação", de fazer várias escolhas alimentares durante o dia? Cada escolha, uma chance de fracasso. Muitas delas, responsáveis pela hiperfagia, são feitas sem que nem percebamos! Ainda mais que, nesses momentos, estão influenciando outros fatores, como o tempo disponível para a refeição, a presença de distrações, sentimentos diversos, falta de alternativa saudável, maior facilidade da alternativa engordativa, etc.

Nessa situação hipotética e ideal, que coloquei para a paciente, estaríamos eliminando diversas variáveis complicadoras do autocontrole. Uma atitude importante, então, seria tomar as rédeas do planejamento do dia alimentar, colocando-se no lugar de cuidador e organizador.

O quanto mais for possível prever as dificuldades, mais preparados poderemos estar frente a elas, sem termos que decidir na hora, e rapidamente, um plano de ação.

Se sei que vou comer um lanche às 15 horas, por exemplo, controlo-me bem melhor frente à vontade de beliscar que surge às 14:30.

Se já está determinado de antemão o que vou comer, quando, etc., o controle alimentar é muito mais fácil. Organizar o dia alimentar ajuda a organizar a cabeça! Planejando de antemão, podemos ficar menos "alertas" e relaxar um pouco, não tendo que decidir o tempo todo coisas a respeito da alimentação.

Facilitar o preparo, deixar porções prontas... vamos abusar dos recursos de previsão e planejamento!

4 comentários:

Manu disse...

Nossa, como é verdade! Também acho que um grande problema é o planejamento. Quando eu vou ver, na hora de comer, preciso sempre dar um jeitinho e improvisar. Isso é péssimo!

Jussara disse...

Concordo plenamente.

Unknown disse...

Eu tb sinto falta de um organizador m um planejamento , mas não sei como fazer , até pq aina não sei direito o que posso e não comer e a quantidade!
Mas seria muito mais fácil e prático !!

Lia disse...

Pois é, pessoal... e entra nisso também uma questão muito central, muito comum hoje em dia, e muito ruim para quem precisa emagrecer: a falta de tempo!

Falta de tempo de fazer as compras no supermercado, de preparar comidas saudáveis, de ir ao médico, de ir à nutricionista, de participar de grupos de apoio ao emagrecimento, de comer devagar e sentado, enfim...

Se pensarmos que um programa de reeducação alimentar (e de exercícios) não pode ser abandonado mesmo quando se atinge o peso desejado, que é algo que deve ser hábito de vida inteira... fica mais difícil ainda de se organizar.